Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Pastor publicitário afirma que marketing deve existir nas igrejas

Pastor voluntário há mais de dez anos, Edmilson Ferreira Mendes é teólogo, conferencista e preletor em vários eventos, e autor dos livros: “Adolescência Virtual”, “Por que esta geração não acorda?”. “Caminhos” e “Aliança”. Além disso, Edmilson atua profissionalmente há mais de 20 anos na área de Propaganda e Marketing.

Em entrevista, o pastor falou sobre como a experiência publicitária o auxilia no ministério, como denominações têm utilizado a propaganda para atrair membros e a relação entre Igreja e empresa. “A propaganda não é ruim, ela pode ser ruim”, diz ele.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O fato de ser publicitário o auxilia em seu ministério pastoral?

Edmilson Mendes: Ajuda. Por exemplo, ele [pastor] é engenheiro e pastor, advogado e pastor, dentista e pastor. Acho que toda formação vai ajudar no ministério, e não só a Teologia. No caso da publicidade, ajuda, pela visão que a gente tem de mundo, das pessoas, a sensibilidade para olhar a vida, a arte, tudo isso contribui e acrescenta.

O senhor acredita que a Igreja usa de marketing e publicidade para atrair pessoas? Se utiliza, ela tem feito de maneira correta?

Edmilson Mendes: A igreja usa. Desde o grupo de jovens local, até o presbitério geral, a igreja tem usado a internet, a mídia impressa, seu veículo interno para falar com o seu público… É o ‘cartazinho’, o convite. Acho que dentro da realidade da Igreja, ela usa de forma correta. Digo realidade a condição financeira que ela tem. Existem igrejas e igrejas, umas têm dois milhões de dólares para investir em marketing e outras não têm, então cada uma dentro da sua realidade – sem criticar a que tem ou a que não tem -,usa as ferramentas que estão ao seu alcance.

Então, cartazes, slogans, propagandas televisivas, feitas de maneira correta, são válidos?

Edmilson Mendes: Sim, são válidos. São ferramentas que estão aí para serem usadas. A propaganda não é ruim, ela pode ser ruim se for usada para fazer uma lavagem cerebral nas pessoas, mas enquanto ela oferece um produto para nós escolhermos, ela é boa. Enquanto um produto começa a ser fabricado em baixa escala, ele é caro, mas à medida que você tem a propaganda, ela divulga, as pessoas começam a comprar e isso é produzido em grande escala, o preço cai. Por exemplo, a TV de plasma que custava 10 mil e hoje já está por 2 mil,ou seja, a propaganda foi boa para mim, ela me deu acesso a uma coisa que eu não tinha. Agora, quando a propaganda me faz consumir coisas que eu não preciso, me engana e me hipnotiza, ela é ruim, mas isso vale para todas as áreas da atuação humana.

Alguns líderes observam a Igreja como uma empresa com valores diferentes. A Igreja pode ser vista e comparada a uma empresa?

Edmilson Mendes: Até certo ponto, sim. A gestão de uma igreja tem que ser ética e profissional, então pode emprestar uma série de estratégias, planejamento e palavras do mundo empresarial, mas temos um limite, porque a Igreja não é uma empresa, ela é Igreja. Ela funciona diferente, é um organismo que tem pessoas, então não dá para eu ficar mensurando uma meta e falar ‘tem que ser assim’ porque há tantas variáveis! Tem dia que você acorda emocionado, na fossa, triste, revoltado, deprimido, e tem dia que você acorda ‘pra cima’,e a Igreja é desse jeito… O Espírito Santo é soberano para fazer o que quer com a Igreja, independente dos nossos planos, e se eu perder isso de vista, vira uma coisa mecânica, e a Igreja, nesse aspecto, não pode ser assim.

Em sua opinião, Igreja cheia representa êxito na pregação da Palavra e na publicidade?

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/pastor-publicitario-marketing-existir-igrejas.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Geziel Gomes
Missionário RR Soares
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Benny Hinn
Pastor Billy Graham
Bispo Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Pastor Julio Ribeiro
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Carvalho Junior
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Camara
Pastor Claudio Duarte
Pastor Aluizio Silva
Missionário David Miranda
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastor Samuel Mariano
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Marco Feliciano
Pastor Gilmar Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Lucinho
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Bispa Ingrid Duque
Pastora Sarah Sheeva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Regis Danese
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantor Fernandinho
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Bruna Karla
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Damares
Cantora Elaine de Jesus
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantor Davi Sacer
Cantora Lea Mendonça
Cantora Alda Célia
Cantora Mara Lima
Cantora Rose Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins