Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos iraquianos celebram um Natal cauteloso

A tradicional missa da meia-noite, que a Igreja Católica Caldéia Virgem Maria faz na véspera do Natal em Bagdá, começou antes do pôr-do-sol por motivos de segurança. Até nos dias mais felizes em Bagdá, fica difícil afastar o fantasma da revolta. A missa foi feita mais cedo para que as pessoas pudessem chegar em casa antes que as ruas ficassem desertas

"Eu esqueci como o Natal costumava ser", disse Noel Yunis, um paroquiano dessa igreja. "A missa da meia-noite era especial e, no dia de Natal, ficávamos fora até mais tarde com nossos amigos e parentes. Agora não podemos mais fazer isso".

A igreja Virgem Maria, que já chegou a ter 800 membros, tem agora cerca de 150 freqüentadores. Muitos deles fugiram para a Jordânia, Síria e outros lugares, enquanto outros estão assustados demais para ir, já que as igrejas são um grande alvo dos terroristas.

Depois dos ataques a cinco igrejas em 16 de outubro de 2004, que mataram 20 pessoas, a confiança dos fiéis precisa ser restabelecida. Ano passado, muitas igrejas em Bagdá decidiram dar um jeito para celebrarem juntas o Natal.

Situação complicada

A situação dos iraquianos não-religiosos e das minorias, como os cristãos, parece estar cada vez mais complicada depois do resultado das eleições de 15 de dezembro. Nelas, os muçulmanos xiitas e sunitas compunham a maioria dos eleitores.

"Estávamos otimistas antes das eleições, mas os resultados mostram que as pessoas votam por suas identidades, seja essa xiita, sunita, curda, turcomana ou até cristã", disse Peter Haddad, padre da igreja Virgem Maria. "Digo às pessoas da minha igreja que todos os países passam por tempos difíceis. Agora deve ser a nossa vez".

Ainda não se sabe ao certo quantos cristãos vivem no Iraque. No começo da guerra, a maioria dizia que havia 800 mil cristãos, ou seja, 3% da população. Os ativistas cristãos dizem que dezenas de milhares deixaram o país desde o começo da guerra, mas os números exatos da migração cristã não foram estimados.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Com toda a ansiedade, a missa da igreja Virgem Maria foi feita sem qualquer obstáculo. Emmanuel III Delly, patriarca do 1 milhão de católicos caldeus do mundo, celebrou a missa e pregou um sermão profundo.

O coral cantou "We wish you a merry Christmas" ("Desejamos a você um feliz Natal") - em uma mistura de árabe e inglês - para aqueles que esperavam a missa começar. Também apresentaram uma versão lírica de "Jingle Bells" enquanto as pessoas iam embora.

Em sua bênção, Emmanuel reconheceu que os iraquianos estão passando por tempos difíceis, mas ele ora para que o país encontre logo a solução.

"Nosso Iraque está doente, e queremos encontrar bons remédios para curar essas enfermidades", o patriarca falou. "Onde está o amor entre nós esse dias? Não existe amor."

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/12/noticia2299/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Hidekazu Takayama
Missionário RR Soares
Pastor Lucinho
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilmar Santos
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Yossef Akiva
Pastor Oseias Gomes
Pastor Carvalho Junior
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Missionário David Miranda
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Marco Feliciano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Mariano
Bispa Ingrid Duque
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Camara
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispo Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Claudio Duarte
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Banda Oficina G3
Cantor André Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Davi Sacer
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantora Bruna Karla
Voz da Verdade
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Fernandinho
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins
Cantora Aline Barros
Cantora Alda Célia
Cantora Mara Lima
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Andrea Fontes
Ministério Diante do Trono
Cantora Lauriete
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Regis Danese
Cantora Nivea Soares
Cantor Marquinhos Gomes