Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Universidades criam cotas para travestis, transexuais e transgêneros no Brasil

Segundo a Constituição Federal Brasileira (CFB), em seu artigo 5°, “todos são iguais perante à lei, sem distinção de qualquer natureza”. Apesar disso, várias universidades públicas no Brasil estão optando pela criação de cotas para travestis, transexuais e transgêneros, estabelecendo, assim, critérios desiguais para acesso ao ensino superior.

Até mesmo o surgimento de cotas raciais e para pessoas de baixa renda não é unanimidade entre os juristas, mas, apesar disso, possui maior aceitação, por se tratar de questões objetivas facilmente observadas e já reconhecidas por lei, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2012.

Entretanto, o que dizer sobre a identidade de gênero? “A Constituição prevê igualdade de acesso. O que estão fazendo é reengenharia social, e sem critério”, explica Antonio Jorge Pereira Júnior, doutor em direito pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade de Fortaleza.

O jurista cita o artigo 211 da CFB para justificar que a criação de cotas para o público “trans” é inconstitucional, visto que a lei determina a “equalização de oportunidades educacionais”, ou seja, tratamento harmônico para todos, e não a criação de privilégios.

No caso de transexuais, travestis e transgêneros há outro agravante, que é a subjetividade de tais condições, visto que se fundamenta na ideologia de gênero. Assim, qualquer pessoa pode declarar arbitrariamente que é “trans”, sem haver qualquer necessidade de comprovação, já que a lei não obriga a realização de cirurgias para tal.

“Quantas pessoas não estariam dispostas a assumir uma simulação temporária para ingressar [na universidade]?”, questiona Glauco Barreira, professor de direito da Universidade Federal do Ceará, segundo informações da Gazeta do Povo.

 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Em um caso ocorrido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, um pastor evangélico identificado como Tupirani da Hora Lopes, entrou na justiça contra a instituição, porque ela reservou para travestis ou transexuais duas das 25 vagas do Mestrado em Programa de Políticas Públicas em Direitos Humanos.

O juiz Antonio Henrique Correa da Silva deu ganho de causa ao pastor, reconhecendo o tratamento desigual dado pela UFRJ em seu edital de seleção.

“A desproporcionalidade que resulta desse aspecto evidencia possível comprometimento do caráter público da seleção, desbordando, com excesso, da finalidade de promover a equalização das oportunidades educacionais e esvaziando o critério universal do acesso aos níveis superiores do ensino segundo a capacidade de cada um”, justificou o juiz.

Já em segunda instância, o desembargador Marcelo Pereira da Silva também manteve a decisão anterior, reconhecendo a ilegalidade do sistema de cotas criado pela URFJ em seu edital.

Apesar da inconstitucionalidade, várias universidades brasileiras já adotaram cotas para “trans” no último ano, justificando a iniciativa como reparo aos “preconceitos” vivenciados por esse público. Entre elas estão a Universidade Federal do Grande ABC (UFABC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Fonte: https://noticias.gospelmais.com.br/universidades-cotas-travestis-transexuais-109689.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Yossef Akiva
Pastor Oseias Gomes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Márcio Valadão
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Agenor Duque
Pastora Joyce Meyer
Pastor Elson de Assis
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Camara
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Benny Hinn
Pastora Helena Tannure
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Aluizio Silva
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Mariano
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Missionário RR Soares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Gilmar Santos
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Carvalho Junior
Pastor Lucinho
Missionário David Miranda
Bispa Ingrid Duque
Pastor Billy Graham
Bispo Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Lauriete
Cantor André Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantor Regis Danese
Cantora Fernanda Brum
Cantora Mara Lima
Cantor Davi Sacer
Cantora Karen Martins
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Cantor Fernandinho
Banda Oficina G3
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Mattos Nascimento
Voz da Verdade
Cantor Marquinhos Gomes
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Damares
Cantora Nivea Soares
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Cantora Rose Nascimento