Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Reporter conta em detalhes como realizou a investigação que denunciou suposta rede de lavagem de dinheiro da Igreja Universal

Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a repórter especial da Folha Elvira Lobato investigou durante um mês a ligação entre a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e as empresas Investholding e Cableinvest, ambas sediadas em paraísos fiscais.

O resultado das apurações foi publicado pela Folha de S.Paulo na reportagem “Record tem firmas em paraísos fiscais”, em 18 de julho de 1999.

Foi a partir de uma denúncia anônima que as suspeitas surgiram. Um pacote com cópias de 75 contratos foi endereçado à redação do jornal. À época, Elvira trabalhava na Sucursal do Rio de Janeiro. Um dia, Josias de Souza, então Secretário de Redação da Folha, ligou para informá-la que iria enviar alguns documentos aos seus cuidados. ” [Ele] Disse que desconhecia a procedência deles, pois tinham sido enviados ao jornal em envelope com endereço e nome de remetente falsos, mas que parceria ser ‘coisa quente'”, conta no livro “Instinto de Repórter” (Publifolha, 2005).

Os documentos eram cópias de contratos de empréstimo concedidos a seis integrantes da igreja –Alba Maria Silva da Costa, Claudemir Mendonça de Andrade, José Fernando Passos Costa, José Antônio Alves Xavier, Márcio de Araújo Lima e João Monteiro de Castro dos Santos–pela Investholding, sediada nas Ilhas Cayman, e pela Cableinvest, localizada na ilha de Jersey, no Canal da Mancha.

O desafio da jornalista foi provar a autenticidade dos documentos e comprovar o vínculo entre as empresas e pessoas da cúpula da Igreja Universal. “Conseguir comprovar a existência de uma empresa em um paraíso fiscal é muito difícil, já que, normalmente, não há rastros destas empresas no Brasil. Elas não costumam ter registro em juntas comerciais nem em cartórios. Mas com apuração, acabei comprovando isso”, afirma em entrevista à Livraria da Folha.

A apuração da denúncia contra a IURD foi criteriosa e detalhada. Elvira chegou a entrar em contato com o delegado Matheus Cândido Martins –responsável pelo inquérito da Polícia Federal que investigava a origem dos recursos usados na compra da TV Record do Rio e de São Paulo e apurava a acusação de remessa ilegal de divisas para o exterior– para ter acesso a declarações de Imposto de Renda dos envolvidos, realizou extensas pesquisas em cartórios e conseguiu cópias de boletos de operações de câmbio no Uruguai, onde os dólares foram trocados por moeda brasileira.

Para conseguir as cópias dos boletos, a repórter se passou por advogada. “Neste caso, eu me apresentei como advogada, pois não havia outra forma de conseguir uma informação vital. Estes recursos, que eu chamo de métodos poucos ortodoxos de apuração, se justificam quando o assunto tem relevância pública”, justifica.

Após apurar informações em São Paulo, Montevidéu e Rio de Janeiro, Lobato constatou na reportagem que a Universal tinha empresas em paraísos fiscais que bancavam parte de seus investimentos através da lavagem de dinheiro. Segundo a matéria, “as duas empresas remeteram pelo menos US$ 18 milhões para o Brasil, entre 1992 e 1994”. “A TV Record do Rio foi paga com ‘empréstimos’ dessas empresas”, concluiu.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O ESQUEMA

No texto, a jornalista denunciou o funcionamento da rede de lavagem de dinheiro, que, segundo o Ministério Público de São Paulo, é formada pelo bispo Edir Macedo e por outros membros da Igreja.

“Provavelmente era dinheiro proveniente de doações de fiéis que tinha sido mandado para o exterior por doleiros e que retornava para o país como se fosse investimento estrangeiro. Esta é uma forma conhecida de ‘esquentar’ recursos de origem suspeita (como caixa dois e propinas) ou não declarados ao fisco”, explica em “Instinto de Repórter”.

Entre os membros da igreja citados na matéria estão os bispos Honorilton Gonçalves, João Batista Ramos, Marcelo Crivella e Sérgio Von Helde, conhecido por chutar a imagem de Nossa Senhora Aparecida na TV.

INSTINTO DE REPÓRTER

No livro editado pela Publifolha, a jornalista conta os bastidores das suas grandes reportagens investigativas, entre elas esta que, na época, resultou na reabertura do caso na Polícia Federal, após determinação do então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro.

No capítulo “A Igreja Universal e os Paraísos Fiscais”, a jornalista narra detalhadamente como realizou pesquisas de informações em cartórios, procurou os sócios compradores da Record, utilizou a internet para obter mais provas e as consequências da reportagem.

Quando questionada sobre a principal característica de um repórter investigativo, Lobato diz que “primeiramente, ele precisa ser curioso. O repórter que não é curioso não vai desconfiar que existe alguma coisa errada por trás de uma aparente normalidade”. Além da curiosidade, a jornalista diz que o profissional precisa ser preparado. “Essas apurações só são possíveis quando você tem um conhecimento profundo sobre o assunto tratado”, determina.

AÇÕES

Com a publicação da reportagem “Universal chega aos 30 anos com império empresarial” (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal), também escrita por Elvira Lobato e veiculada na Folha em 15 de dezembro de 2007, a jornalista recebu o Prêmio Esso. Porém, fiéis da igreja de diversos municípios do país, entraram com 107 ações judiciais contra a repórter e a Empresa Folha da Manhã, que edita a Folha. Os fiéis pediam indenização por danos morais, alegando que se sentiram ofendidos com a reportagem, embora nenhum deles tenha sido citado.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/reporter-conta-em-detalhes-como-realizou-a-investigacao-que-denunciou-suposta-rede-de-lavagem-de-dinheiro-da-igreja-universal.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Camara
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Missionário RR Soares
Pastor Oseias Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispo Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Mariano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Jorge Linhares
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Marco Feliciano
Pastor Gilmar Santos
Pastor Geziel Gomes
Pastor Benny Hinn
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Yossef Akiva
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo César Augusto
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Sonia Hernandes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Rose Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Cantor Davi Sacer
Cantor Fernandinho
Ministério Diante do Trono
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Regis Danese
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantora Lauriete
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lea Mendonça
Cantor André Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Andrea Fontes
Cantora Aline Barros
Cantora Mara Lima
Voz da Verdade
Cantora Alda Célia