Como o faz desde a sua fundação, há 25 anos, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) prepara a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, programada, este ano, para os dias 20 a 27 de maio, e que tem por lema “Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem”.
A Semana é um convite ao diálogo, à confraternização e à ação nas diferentes comunidades cristãs, expressando a aproximação entre as igrejas e a solidariedade com os problemas que afligem o povo brasileiro.
“É emocionante participar de uma Semana de Oração que aproxima tradições diferentes”, diz o presidente do CONIC, o pastor luterano Carlos Möller, que convida todas as pessoas de boa vontade à participação. “Vamos orar juntos e agir juntos”, enfatiza.
Relacionado à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, mas antecipando-se a ela, pela primeira vez foi oficiado culto ecumênico, no dia 13 de abril, no Centro Integrado de Guerra Eletrônica (CIGE), em Brasília, onde atuam 700 militares. O culto teve a participação de oficiais, praças e soldados.
Na celebração, oficiada por quatro pastores, o secretário-geral adjunto do CONIC, padre católico Gabriele Cipriani, disse que o soldado deve ser visto não só como membro do Exército, mas, com um olhar de fé, reconhecer nele, seja qual for o credo que professa, um irmão na fé no Senhor.
Cipriani incentivou o desenvolvimento do espírito ecumênico nas fileiras do Exército e destacou que o soldado deve se preparar para a paz.
Desde 1966, a Comissão Fé e Constituição do CMI e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Igreja Católica Romana unem-se na promoção do programa da Semana no mundo inteiro.
A cada ano, grupos ecumênicos de diferentes países são nomeados pelas duas instituições para elaborar as sugestões litúrgicas e de reflexão. Os textos são difundidos pelo mundo e em cada país ganham uma adaptação ao respectivo contexto sócio-cultural, fruto da colaboração ecumênica. Este ano, a escolha e a preparação do tema estiveram a cargo de representantes de igrejas da África.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.