Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Padres e freiras sofrem agressões durante protesto pacífico

Quadrilhas atacaram freiras em Xian e padres em Tianjin durante o mês passado, quando a Igreja Católica Romana tentava pacificamente resolver uma questão de posse com o governo.

Sabe-se que a polícia chinesa cercou um grupo de padres e freiras católicos que se trancaram em um edifício, alvo da disputa, de acordo com a agência de notícias Reuters. Os padres afirmavam que a Igreja Católica adquiriu o prédio em Tianjin antes da revolução comunista em 1949, e que o governo confiscou alguns anos depois.

Ao tentar forçá-los a sair, a polícia feriu diversos padres e mandou uma freira para o hospital com ferimentos na cabeça, segundo informou uma fonte, acrescentando que a polícia havia dado um ultimato para que desocupassem o local até o meio-dia.

De acordo com "AsiaNews", no dia 16 de dezembro, cerca de 30 pessoas armadas com barras de metal, paus e tijolos atacaram um grupo de padres que tentavam recuperar a posse do prédio. Segundo a agência de notícias, a polícia prendeu os padres, em vez dos agressores, e não deixou que os padres, severamente agredidos, fossem ao hospital.

Os padres alegam que os edifícios confiscados sob o governo de Mao Zedong deveriam ter sido devolvidos depois da Revolução Cultural (1966-1976).

No dia 23 de novembro, em  Xian, um grupo de 40 pessoas, armadas com pedaços de pau, atacou 200 freiras que protestavam pacificamente contra a demolição da escola de sua diocese.

As freiras tinham começado uma espécie de greve branca, recusando-se a deixar o local de trabalho, quando uma multidão, aparentemente enviada pelo governo, zombou delas e depois as agrediu fisicamente, gritando: "Matem as freiras! Matem as freiras!"

A ligação telefônica de emergência para a polícia feita das proximidades do convento não foi atendida. De acordo com as reportagens, a irmã Dong Jianian, 42, sofreu ferimento nas costas que podem deixá-la permanentemente paralítica; a irmã Qing Jing, 34, ficou cega de um olho; e as irmãs Yue Siuyin, 31, Wang Maizao, 32, e Zan Hongfeng, 34, sofreram ferimentos na costela, cabeça, rosto e pernas.

O governo municipal de Xian confiscou a escola em 1952, e recentemente a vendeu. Mas, de acordo com uma lei chinesa, a propriedade deveria ter sido devolvida à igreja.

As autoridades de Xian tentaram vender a propriedade de volta para a Igreja Católica por 6,5 milhões de yuans (cerca de 800 mil dólares). Os católicos consideraram que isso era um roubo legalizado de sua própria propriedade.

No dia 27 de novembro, o protesto atingiu seu ápice quando 600 católicos fizeram passeata pelo centro da cidade, carregando faixas de protesto contra o "roubo". Dois dias depois, o governo concordou em pagar 3 mil yuans (cerca de 270 dólares) a cada freira ferida e ofereceu novamente vender a propriedade por 6,5 milhões de yuans.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O incidente foi condenado em todo o mundo. O vice-presidente da União Européia, Mario Mauro, levou o assunto à Bruxelas, dizendo que a UE "deveria manter suas relações com a China apenas no nível comercial".

Na Itália, 40 membros do Parlamento pediram ao Ministério de Relações Internacionais que protestasse formalmente contra a violação de direitos humanos na China. O Vaticano expressou "grande preocupação" e "condenou firmemente" o incidente. Nos Estados Unidos, as maiores autoridades da Igreja Católica escreveram ao embaixador chinês.

O acontecido em Xian, uma cidade grande, visitada por milhões de turistas estrangeiros ansiosos por conhecer o famoso exército de terracota, deixa entrever a frágil situação da liberdade religiosa na China. A corrupção do governo e a conivência de empresas revelam que os religiosos estão quase sempre indefesos para proteger seus direitos legítimos.

As propriedades das igrejas em muitas cidades são bem localizadas e chamam a atenção de autoridades e empresas. Dias depois que sites católicos começaram a publicar a agressão contra as freiras, o governo proibiu a mídia de falar sobre o assunto.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/12/noticia2295/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Billy Graham
Pastora Joyce Meyer
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo César Augusto
Pastor Lucinho
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Carvalho Junior
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Gilmar Santos
Pastor Elson de Assis
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Adão Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Pastora Helena Tannure
Pastor Josué Gonçalves

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Voz da Verdade
Banda Oficina G3
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Cantora Nivea Soares
Cantor André Valadão
Cantora Andrea Fontes
Cantor Davi Sacer