Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Ong ligada à igreja evangélica organiza e estimula produção de alimentos orgânicos no sul do país

A organização não-governamental Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana, contribui com a organização produtiva de 12 mil famílias de agricultores nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Após 30 anos de atuação, a Ong tem ganhado destaque por causa do aumento da procura por alimentos orgânicos no país. Estatísticas revelam que a produção de frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos ou adubação química tem crescido, em média, 25% ao ano. A Ong atua no apoio técnico às famílias rurais, transmissão de valores sobre o cuidado da terra e na organização dos grupos em associações e cooperativas.

O pastor Martim Reusch reforça o princípio de atuação do grupo: “são trabalhadas questões que vão além da técnica de plantar, passando por associativismo, cooperativismo e cuidado com a terra”, frisa. O pastor Humberto Kirscheim, que participa do Capa desde o início, conta que as mudanças ocasionadas a partir deste trabalho enfrentaram muitas dificuldades. “Foi um processo marcante. Se tratou de um projeto de esperança, lançado num momento de dificuldades e repressão, visto por alguns como um milagre na agricultura, mas que na realidade foi muito difícil”, salienta.

A criação do Capa é vista como um marco para a agricultura nacional. A Ong surgiu em uma época de mudanças na agricultura do país e passou a difundir as alternativas de cultivo sem agroquímicos, voltado ao desenvolvimento auto-sustentável integral. A avaliação que o coordenador do núcleo da entidade em Santa Cruz do Sul (RS), Jaime Weber, faz dos 30 anos de trabalho enfatiza os resultados desta meta. Ele reforça a importância da Ong para a definição da organização dos grupos e enfatiza as mudanças ocorridas em decorrência da experiência acumulada pelas famílias rurais. “Elas ocorreram não apenas no campo tecnológico. Talvez as mais importantes tenham acontecido no campo da organização social e metodológica no trabalho com as famílias e grupos organizados no meio rural”, avalia.

Atualmente, o Capa possui cinco núcleos no sul do país. Além de Santa Cruz, eles estão instalados nas cidades de Erechim (RS), Pelotas (RS), Marechal Cândido Rondon (PR) e Verê (PR). Neles existem equipes técnicas formadas por profissionais das áreas de agricultura, saúde, administração e comunicação orientadas a trabalhar na assessoria e organização social das famílias atendidas.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Interessados no cultivo orgânico podem acessar o site do Capa, que disponibiliza notícias, artigos, livros, revistas e outros recursos de informação.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/ong-ligada-a-igreja-evangelica-organiza-e-estimula-producao-de-alimentos-organicos-no-sul-do-pais.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Adão Santos
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Pastor Jorge Linhares
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário David Miranda
Apóstolo César Augusto
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Agenor Duque
Bispo Rodovalho
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Bispa Ingrid Duque
Pastora Joyce Meyer
Pastor Carvalho Junior
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Samuel Camara
Missionário RR Soares
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Geziel Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Abílio Santana
Pastor Aluizio Silva
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Helena Tannure
Pastor Marco Feliciano
Pastor Elson de Assis

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Irmão Lázaro
Banda Oficina G3
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Andrea Fontes
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Voz da Verdade
Cantor Regis Danese
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane
Cantora Alda Célia
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Davi Sacer
Ministério Renascer Praise
Cantora Lea Mendonça
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Diante do Trono
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Nivea Soares
Cantor André Valadão
Cantora Ana Paula Valadão