Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Líderes da Igreja Colombiana enfrentam ameaças de extorsão

Após uma pausa nas ameaças realizadas pelos grupos ilegais armados aos pastores evangélicos, os líderes da Igreja em Bogotá estão novamente recebendo "vacina" como exigências de extorsão.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

"De acordo com as presentes informações, ameaças de seqüestros são feitas a pastores, das quais são obscuras e exigem dinheiro", afirmou Hector Pardo, presidente da Aliança Evangélica da Colômbia CEDECOL.

Hector recusou revelar quantas exigências foram feitas e quem as fez, fazendo menção às considerações de segurança.

Há vários anos, negociações entre os líderes evangélicos e os representantes dos grupos armados que estão combatendo no conflito civil na Colômbia, garantiram que o Exército de Liberação Nacional (ELN) e a Autodefesa Unida da Colômbia (AUC) não fariam mais ameaças, causariam dano e seqüestrariam pastores ou de líderes de igreja. Hector afirmou que, segundo lhe consta, este acordo permanece em vigor.

Por outro lado, o maior exército subversivo da Colômbia, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), não tem tal acordo com os evangélicos.

"Nós estamos bastante preocupados e estamos tomando medidas de segurança", afirmou Hector a respeito das ameaças. Contudo, ele reconheceu que, essencialmente, as igrejas e pastores podem fazer pouco para "fortalecer-se" contra o ataque, exceto tomar a atitude de "ser prudente e confiar em Deus".

Os grupos ilegais armados da Colômbia freqüentemente utilizam "vacinas" como um "mandado de segurança" contra os empresários, indivíduos opulentos e cidadãos proeminentes. Aqueles que se recusam a pagar correm o risco de serem seqüestrados ou mortos.

No início deste ano, a 34ª Frente da FARC seqüestrou Ahimer Velasquez, um agrônomo cristão da cidade de Caicedo, irmão do pastor de Medellín, pastor e líder da Comunhão da Prisão, Carlos Velasquez. Os seqüestradores o libertaram após 44 dias em cativeiro, sem exigir resgate.

Luis Carlos Herrera, um outro agrônomo seqüestrado com Velásquez, de 56 anos, permanece refém da FARC.

Carlos Velazquez contou a Compass que grupos paramilitares têm atingido os residentes de Caicedo que pagaram as vacinas à FARC, alegando que eles são colaboradores da guerrilha. Seu irmão, Ahimer pode estar na lista, simplesmente, porque líderes paramilitares pressupõem que ele foi liberto em troca de um resgate, afirmou ele.

Ahimer Velasquez permanece com saúde precária após a sua soltura e está tomando medicação para distúrbio nervoso, sob acompanhamento médico.

Carlos Velasquez afirmou que muitos aconselharam Ahimer a fugir da Colômbia, decisão que seu irmão não quer tomar. "Ele está entre a cruz e a espada. Ele quer estar com seu povo", afirmou Carlos Velasquez.

Neste ínterim, a FARC exigiu mais de onze mil dólares para a soltura de Carlos Herrera, que também é um cristão evangélico e trabalha para o ministério da agricultura do estado de Antioquia. Um líder da guerrilha enviou um recado à esposa de Carlos, Maria Genoveva Mazo, que a FARC levaria Carlos a uma região da selva infestada de mosquitos e acidentada, a menos que ela provesse o dinheiro exigido até 16 de junho.

Neste tempo de pressão, a senhora Herrera foi incapaz de conseguir a quantia de dinheiro exigida. A última vez em que ela falou com o seu esposo foi através de um telefone celular da guerrilha, "Ele estava desesperado e afligido", afirmou a senhora Herrera.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/06/noticia1174/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Lucinho
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Camara
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Ferreira
Bispo Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Mariano
Pastora Joyce Meyer
Missionário RR Soares
Pastor Abílio Santana
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Elson de Assis
Pastor Aluizio Silva
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Billy Graham
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Márcio Valadão
Missionário David Miranda
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Carvalho Junior
Pastor Yossef Akiva
Pastor Adão Santos
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Ministério Renascer Praise
Cantora Aline Barros
Cantora Cassiane
Cantora Mara Lima
Cantora Andrea Fontes
Cantor Regis Danese
Voz da Verdade
Cantora Damares
Cantor André Valadão
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Bruna Karla
Cantora Rose Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Davi Sacer
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Alda Célia
Cantora Lauriete
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantora Elaine de Jesus